terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Deus cumpre sua maior promessa

DEUS CUMPRE SUA MAIOR PROMESSA

A Bíblia é um livro de muitas promessas, sendo as mais importantes, naturalmente, aquelas que foram dadas por Deus. E foram várias as promessas feitas pelo Senhor, tanto a pessoas em particular quanto a grupos e nações em geral, principalmente ao povo de Israel.

Promessa gera uma expectativa, que produz ou aprofunda uma relação e relacionamento foi sempre o interesse de Deus para com todas as pessoas. Para com cada um de nós! Esta é uma maneira interessante e inteligente de estabelecer conexão, que redunda em maior interação e melhor crescimento. Não somente pelo resultado do cumprimento da promessa, mas pela relação que se estabelece no decorrer da espera, pela convivência no período da expectativa...

Foi inclusive interessado em pleno relacionamento conosco que Cristo deixou o esplendor de sua glória (Fl 2.5-8) e veio ao mundo encarnado na criança de Belém, para nos salvar. No dizer de João: a Poesia se fez Pessoa e armou uma tenda entre nós, cheio de graça e de verdade (Jo 1.14).

Este é, de fato, o Deus conosco, o Deus gente que quer viver com a gente e viver na gente! O Deus próximo, Deus de nosso cotidiano, Deus de nossa caminhada, Deus presente em todos os momentos de nossa estrada...

Guimarães Rosa diz que o real não está na saída nem na chegada, mas ele se dá na travessia, na caminhada... Um ditado chinês diz, de maneira semelhante, que os caminhos existem para jornadas e não para destinos... Para nós que sabemos de onde viemos e temos segurança para onde vamos, a travessia ou o caminho, isto é, a relação e comunhão com Deus e com as pessoas, tornam-se bênção pela experiência do caminhar, pelo aprendizado do relacionamento, pelo exercício e cumprimento de nossa missão...

Promessa, que é travessia ou caminho, é uma espera abençoadora em si... e também pela alegria e certeza da chegada, pela fé que temos em Jesus Cristo.

Noé, Abraão e Moisés, são três grandes exemplos – cada um de maneira específica – de pessoas que foram alvos das promessas de Deus, tanto para si mesmos e suas famílias, mas, muito mais para os povos entre os quais viviam. Deus cumpriu, nos dias de Noé, a promessa de salvar todos quantos fossem obedientes à sua Palavra. Deus honrou sua promessa a Abraão de engrandecer o seu nome, de ele formar uma grande nação e de ser bênção, assim como seus descendentes, para todas as famílias da terra. Deus realizou a promessa dada a Moisés e ao seu povo escravizado no Egito, de levá-los à terra boa, espaçosa, onde manava leite e mel, a chamada “terra prometida”.

São várias as outras promessas dadas pelo Senhor ao seu povo, no decorrer da longa história no Antigo Testamento, e todas elas foram cabalmente cumpridas. Esta é a segurança e a garantia que temos em confiar, sempre, nas promessas de Deus!

Em todos os casos acima percebemos – e reiteramos – a importância da caminhada, da travessia e da relação que as pessoas tiveram com Deus. Moisés, por exemplo, sequer experimentou ou desfrutou efetivamente do cumprimento da promessa, mas a travessia, por 40 anos no deserto, foi o grande presente de viver e se relacionar intensamente com o Senhor. E de cumprir, no caminho, a sua missão.

Entretanto, a maior, a mais importante e indiscutivelmente imprescindível de todas as promessas de Deus, sem comparação em tempos anteriores ou posteriores foi, exatamente, o nascimento do Messias, a vinda do Salvador, o Deus que se fez gente e veio morar conosco. Por isso cantamos: “Aleluia, toda glória, te rendemos sem fim...”

No Natal celebramos, com plenitude de alegria, o cumprimento desta superior promessa de Deus pois o Emanuel nasceu, nos dá a salvação e está conosco todos os dias até o cumprimento da segunda maior promessa: A volta gloriosa de Cristo, quando o Reino será plenificado e nós estaremos eternamente com Ele! Aleluia e Maranata!

Clemir Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário